Pesquisar

sábado, 31 de julho de 2010

Barracas e Praias

Em Salvador haverá a demolição de todas as 352 barracas de praia da cidade, por determinação judicial (leia aqui).

Em Ilhéus está sendo levada a cabo decisão semelhante. E já soube que o mesmo aconteceu em João Pessoa/PB.

O que eu fico me perguntando é: isso é bom ou ruim?

Pessoalmente sou suspeito de falar, já que gosto de ir à praia e me sentar numa barraca, onde se degusta um bom petisco, uma cerveja gelada, um papo com os amigos.

Acho que é um atrativo a mais - e opcional, diga-se de passagem - que as praias do nordeste possuem.

Subtrair esse importante recurso turístico me parece ruim, portanto. As praias perderão parte de sua atratividade, e muitas pessoas se verão impossibilitadas de seguir ganhando o pão de cada dia.

Acho que o intento é fazer nossas praias se parecerem o máximo possível com as praias de cidades como Miami Beach: limpas e imaculadas, mas vazias e sem atrativos. Vejam nesta foto, que eu tirei pessoalmente.


A troco de uma explicação que não é muito clara. Pelo menos para mim: "(...) reduziram as praias da cidade, outrora belas, no mais horrendo e bizarro trecho do litoral das capitais brasileiras", disse o juiz da sentença em Salvador.

Há também argumentos ambientais, com alegação de poluição do solo e poluição visual.

Confesso que desconheço os detalhes. Mas a mim me parece que o Turismo no Nordeste está prestes a viver dias de estrondoso prejuízo quando essas medidas forem levadas a cabo.

Afinal, nem só de mar e areia se vive na Praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui