Pesquisar

terça-feira, 6 de julho de 2010

Um Gênio da Política

Aos que se surpreenderem com este título, uma advertência. Não estarei aqui enaltecendo qualidades éticas ou morais que qualifiquem melhor ou pior um candidato ou outro.

Aqui não tratarei de Política como meio de promoção das sociedades. Antes disso, como o jogo que ela é.

Falarei dos jogadores. Aliás, de um jogador especial. Talvez um dos melhores: Cássio Cunha Lima.

Para quem eventualmente não conheça, Cássio foi prefeito de Campina Grande e Governador da Paraíba. Mas recentemente acabou cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral por irregularidades em sua campanha.

Isso no TSE. Porque no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba ele já está cassado duas vezes.

Um caso simples e flagrande de Ficha Suja. Onde está a genialidade aí?

Simples: Cássio já está tratando de virar o jogo. De maneira limpa e válida, e sem nenhuma afronta à legislação, tampouco aos Tribunais que o condenaram.

Ao invés de, seguindo a receita normal dos políticos em situações assim, se esconder, fugir dos holofotes e da mídia, o que faz Cunha Lima? Exatamente o contrário. No período pré-cassação, mesmo sendo esta inexorável frente as provas, seu discurso era forte: era inocente e a Justiça reconheceria isso.

Não se reconheceu nenhuma inocência pois inocência não havia, afinal. Mas ficou em boa parte do eleitorado paraibano a impressão de uma tremenda injustiça contra o irretocável cavalheiro.

E agora, frente à aprovação da alvissareira Lei da Ficha Limpa, eis Cássio mais uma vez inelegível. E eis Cássio mais uma vez recusando o ostracismo e partindo para o ataque. Cunha Lima registrou sua candidatura ao senado, pela Paraíba. Sabe que será impugnada. Sabe que é inelegível, e estará assim pelos próximos anos.

Mas a estratégia é exatamente essa: "Não sou bandido. Não cometi nenhum crime. Já cumpri minha sentença, não posso ser penalizado de novo.". Quando sua candidatura for impedida, mais paraibanos terão certeza de que o Honroso Cavalheiro foi mais uma vez injustiçado por forças inexplicáveis.

Que são, afinal, as forças do Terceiro Poder de qualquer democracia.

Cássio Cunha Lima voltará, disso não se pode ter dúvidas. E voltará mais forte, pois trará a marca da Fênix Renascida, e do Cavaleiro Injustiçado; dois personagens fáceis de serem desenvolvidos nas campanhas de Marketing e que sempre agradam o paladar dos eleitores.

Direrirão fácil.

Voltará, e ainda trará uma marca além. A marca que, aliás, mais deve ser temida pelos seus adversários de hoje.

A Marca do Vingador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui