Pesquisar

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Porque não votar - Parte 2

Depois de discutir alguns dos motivos pelos quais os eleitores do Sul da Bahia não deveriam votar em Jacques Wagner, cabe olhar para outro candidato.

Outrora seu aliado, e ainda aliado de seu partido em plano nacional, Geddel Vieira Lima é o candidato do PMDB que divide com Wagner o privilégio de conceder palanque à provável vedete de votos dessas eleições vindouras: Dilma Roussef.

Para começar a lista de motivos pelos quais os eleitores deveriam preterir o candidato 15, uma questão se posa: como Ministro, quanto Geddel trouxe efetivamente para esta região?

Alguns blogs que o apoiam falam em 10 milhões de reais (leia aqui). Que ainda não apareceram.

Aliás, vindos somente no ano de eleição, esses possíveis 10 milhões parecem mais uma confissão tácita do que efetivamente um apoio.

Geddel não é um candidato que tenha nada a apresentar, portanto. Sua história política é um tanto sombria, com passagens, alianças e rompimentos difíceis de explicar. Mas isso não é a pior parte.

Falando de Ilhéus em particular, Geddel tem uma dívida muito alta: foi o principal articulador, defensor e promotor da candidatura Valderico Reis para prefeito.

Que algumas pessoas tenham sido enganadas pela fantasia que foi proposta a Ilhéus em 2004 é fácil de entender. É fácil de se ver também o quanto de toda a sua irresponsabilidade os eleitores ilheenses mostraram naquele pleito.

Entretanto, qualquer cidadão minimamente cético conseguia ver que Valderico seria um desastre (embora ninguém esperasse um desastre tão grande).

Geddel não é exatamente uma pessoa simplória nem crédula. Ter defendido Valderico Reis como opção para Ilhéus só pode ser explicado de maneiras expúrias; para escolher a mais leve, digamos que o Ministro não deu a devida atenção a Ilhéus.

Ou isso, ou então ele teria visto quem era Valderico e ainda sssim proposto sua candidatura, o que faria dele cúmplice do pior momento da história política de Ilhéus.

Dessa forma, Geddel é um dos principais responsáveis pela triste página escrita por Valderico e sua turma na história de Ilhéus. Muitos dos problemas que a cidade enfrenta, e enfrentará por anos, foram criados a partir da lamentável eleição de Valderico.

O candidato do PMDB tem tudo a ver com isso. Já até prometeu diversas vezes que iria compensar Ilhéus pelo mal feito.

Mas até hoje não houve compensação digna de nota, provavelmente porque não haverá nenhuma. Merece, em retribuição, tanto quanto ofereceu.

Nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui