Há algum tempo há a convicção de que o TOPA é, na Bahia, o mais bem sucedido dos programas sociais do governo estadual.
Este espaço, que já dedicou, e certamente ainda dedicará, tantas críticas à gestão do PT no governo da Bahia, também não pode deixar de reconhecer os méritos que existem.
Os baianos podem se orgulhar de serem o estado brasileiro em que mais crianças frequentam as escolas: a pesquisa De olho nas Metas, divulgada ontem pelo movimento Todos pela Educação, mostra que o percentual dos baianos com 4 a 17 anos que está na escola é de 92,52%, enquanto a média nacional é de 91,43%. O estudo é feito com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Leia aqui e aqui.
O dados, que são de 2008, evidenciam que a renda familiar e o local da residência - zona rural ou urbana - influem na probabilidade de que o menor frequente a escola. Além disso, há mais crianças do sexo feminino e brancas entre as que estão matriculadas.
Parabéns ao governo do estado, ao pessoal do TOPA e a todo o povo da Bahia pela importante conquista. Mas nenhum trabalho está terminado. Há que se envidar esforços para incluir crianças e jovens que estejam fora desses perfis.
Afinal, 92,52% pode parecer muito. Mas é pouco para os 7,48% restantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui