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quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nada de Novo no Front

Não sei não.

A visita do Secretário de Aviação, Brigadeiro Godinho, trouxe a excelente notícia de que o Aeroporto Jorge Amado poderá operar vôos noturnos.

Ele explicou que “A nova carta estabelece um ponto onde a aeronave desce por instrumentos a dois mil pés de altitude, a partir dali, havendo condição visual, o piloto completa o pouso, não havendo, ele tem toda a segurança para interromper o procedimento e arremeter” (leia aqui).

Bom, eu não sou um expert em aviação. Mas parece que estão trocando Aipim por Macaxeira.

Na verdade os vôos noturnos não estão proibidos. Ocorre que a aproximação é que está comprometida, tendo que ser feita no visual.

Por isso a TRIP, por exemplo, consegue operar sem problemas. Suas aeronaves são menores, voam a velocidades menores, requerem menos pista para pouso e decolagem.

Entretanto, para as empresas que operam com aeronaves maiores, como Gol e TAM, isso é inviável, porque o seguro a ser pago para pousar ou decolar suas aeronaves à noite é muito caro.

Essas companhias só operarão no aeroporto de Ilhéus durante a noite se o pouso for, como era antes, totalmente auxiliado por instrumentos.

E, segundo a fala do Brigadeiro, aos 2000 pés (o que dá uns 600 metros de altura) não se pode mais usar instrumentos. Ou o piloto tem vista da pista ou terá que arremeter.

Na prática já era isso o que acontecia. E foi isso o que afugentou os preciosos vôos noturnos das companhias aéreas Gol e TAM do aeroporto de Ilhéus.

Ou seja, o que o Brigadeiro disse, embora usando outras palavras, foi que o aeroporto poderá operar à noite - como sempre pôde - mas continuará sofrendo restrições, o que continuará inviabilizando as operações noturnas das companhias Gol e TAM.

Sintomaticamente, talvez Freud explique, ele ainda sugere "buscar novas linhas com a Azul e a Trip". Justamente companhias que operam com aeronaves menores e que podem se sujeitar às restrições a que o aeroporto Jorge Amado continua submetido.

Talvez um Ato Falho. O Brigadeiro sabe, embora tenha dito de modo enviesado: não haverão aeronaves de grande porte pousando no aeroporto de Ilhéus à noite. Continua tudo como dantes no quartel de Abrantes.

E os problemas do Pólo de Informática, do Turismo e das empresas que utilizam os serviços aeroportuários permanecerão como estão.

Nada de novo no Front.

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