Pesquisar

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Parque Jorge Amado

Eu tenho lá minhas dúvidas se existe de fato disposição política para se construir o Complexo Intermodal. Pelo que pude comprovar (leia aqui) não há nada de concreto ainda, sequer no papel. Só promessas.

Mas como sonhar não custa nada, eu tenho uma sugestão para o que fazer com a área do velho aeroporto, assim que o novo for de fato construído.

Fala-se de um Shopping Center. Fala-se de um Condomínio de Luxo. Fala-se de um grande Centro Empresarial, para as empresas que se instalarão em Ilhéus, com atividades voltadas para o Complexo.

Eu não descarto nenhuma dessas opções. Mas gostaria muito que o município de Ilhéus cuidasse mais de seus cidadãos.

Porque uma parte daquele enorme terreno, e nem precisa ser a parte mais nobre, de frente para o mar, não pode ser oferecida para usufruto dos próprios moradores de Ilhéus?

Eu tomei a liberdade de copiar uma área pública conhecida como “Parque da Criança”, que fica minha querida Campina Grande/Paraíba. É um espaço mantido pela prefeitura para que as pessoas possam fazer caminhadas, levar as crianças a se divertirem, fazer exercícios, praticar esportes. Espaço amplo, bem cuidado, totalmente cercado e protegido, além de devidamente vigiado.

A imagem abaixo (perdoem minha pouca habilidade em fazer montagens) mostra alguns detalhes de como poderia ser, por sugestão, o “Parque Jorge Amado”, que ofereceria às pessoas de Ilhéus, bem como seus visitantes, um espaço agradável de saúde e lazer. Se quiserem ver a imagem ampliada, cliquem sobre ela. O Parque contaria com pista de caminhada, ciclovia, parques infantis, pista de skate, quadras de esportes, campo de futebol e toda uma infra-estrutura de apoio.



E usaria menos de um quarto da área total do Aeroporto, como se pode ver na figura seguinte. Ainda restaria lugar para os empreendimentos privados (Shopping, Condomínios, etc.) que podem ser acomodados com folga na área “nobre” (de frente para o mar).


A Cidade de Ilhéus é uma cidade Turística. Mas precisa acrescentar ao seu modelo turístico um tipo sutil e inteligente de turismo, que não precisa dos meses de verão para existir, tampouco sofre com problemas de infra-estrutura portuária ou aeroportuária: o turismo Interno. O Ilheense precisa ser convidado a desfrutar de sua própria cidade.

Não basta tratar bem os turistas. Ilhéus precisa ser boa para seus filhos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui