Uma vez eu disse que a administração do Prefeito Newton Lima, apesar de ser uma decepção, tendo iludido a cidade com uns meses de gestão aprovável (embora aquém do que a cidade precisa e pode), não pode ser tratada como um estrondoso fracasso.
Digo isso com liberdade, pois pela minha vontade não seria ele o prefeito da cidade. Eu apenas curvei-me à decisão da maioria, como mandam os princípios democráticos.
Valderico Reis foi a maior estupidez já perpetrada por eleitores de uma cidade. Newton Lima, diferente, foi, para muitos, um erro. Talvez um grande erro. Mas longe de ser uma administração inteiramente nociva para o município, como foi seu antecessor.
E a administração atual tem seus acertos e seus erros.
Por exemplo, conforme se lê no Blog do Gusmão (aqui), a queda nos índices de infestação do mosquito da Dengue que foi conseguida entre 2005 e 2007 é notável. Durante o período, os resultados mostraram que o trabalho acabou sendo mais eficaz.
As áreas em rosa na figura abaixo mostram os locais em que o risco de infecção era alto em 2005. Amarelo indica risco médio e verde indica risco baixo.
E em 2007 a melhoria já era sensível.
Mas em Novembro de 2009 já há um recrudescimento da qualidade do trabalho, e o conseqüente aumento do risco de infestação.
Obviamente algo muito errado está havendo na gestão do combate à dengue no município. E independente de acusações a gestores específicos, a responsabilidade por essa involução é devida à prefeitura Municipal.
Ilhéus pode acabar sendo um dos campeões nacionais de Dengue no próximo verão. E o Sr. Newton Lima tem muito a ver com isso.
Mas nem tudo são espinhos. Há uma denúncia no Jornal Bahia OnLine (leia aqui), dando conta de que um secretário do município está encontrando irregularidades em pagamentos de contas de energia, lesando os cofres municipais.
Pelo que a investigação vem dando conta, parece que há uma grande quantidade de imóveis, que não pertencem nem estão em usufruto da prefeitura municipal, cujas contas de energia são pagas pelo município.
Ao que parece, todos esses imóveis irregulares estão sendo devidamente identificados, e a sangria dos cofres está sendo estancada.
Independente de quem pessoalmente promove essa ação, cabe parabenizar a administração do Sr. Newton pela investigação e pelas providências.
Há muitos problemas na administração atual da Prefeitura de Ilhéus. Muitos erros, muitas coisas mal explicadas, e até inexplicadas. Mas não se pode deixar de reconhecer também os seus méritos, pois eles existem, ainda que tímidos. Como na gestão de qualquer prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui