Pesquisar

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Complexo Intermodal: trincheiras e batalhas

A luta entre os que são favoráveis e os que são contrários ao Complexo Intermodal ganha novos capítulos a cada dia.

De um lado os favoráveis ao projeto evidenciam que, na cidade de Ilhéus e região, o entendimento geral é que o projeto pode permitir uma recuperação econômica e social para a falida região ex-cacaueira. Uma forte evidência da aceitação ao projeto foi a reunião realizada no Auditório da Justiça Federal em Ilhéus (leia aqui). De fato, o Complexo Intermodal é uma alternativa de diversificação econômica, com o aporte de investimentos vultosos, previsões otimistas de geração de emprego e renda, uma verdadeira alavanca de progresso econômico e social. Isso esvazia totalmente o discurso dos que são contrários ao Complexo, pois o que eles propõem para a região é basicamente a manutenção da estrutura baseada no binômio cacau-turismo, que jamais promoveu significativo desenvolvimento social e simplesmente não é capaz de manter a mínima sustentabilidade econômica para a região.

Mas, do outro lado, os contrários ao projeto não estão vencidos. Muito pelo contrário. Suas armas são poderosas. Como sempre, e parece que isso se tornará cada vez mais constante, eles conseguem espaço na grande mídia nacional – a poderosa Rede Globo (leia aqui) – apresentando ao Brasil inteiro a sua versão dos fatos, contando com uma injustificável parcialidade da emissora, que desrespeita as regras éticas básicas do jornalismo ao conceder a um dos lados um espaço muito superior ao outro.

E nesse jogo de Xadrez parece que os contrários estão com uma percepção mais apurada do momento da contenda.

Eles perceberam que o convencimento e a argumentação são batalhas perdidas. As pessoas olham para sua própria realidade, bem como as perspectivas futuras, e imaginam se desejam manter as coisas como estão ou aspiram uma mudança no Leme.

Fica fácil escolher.

A imagem das pessoas e das organizações que ainda são contrárias ao Projeto junto à opinião pública está bastante arranhada, para dizer o mínimo. Definitivamente a região quer o Complexo Intermodal. Esta trincheira, a do debate, já tem dono.

Ocorre que, apesar de francamente favorável ao Projeto, a opinião pública da região não é decisiva. E o grupo dos que são contrários ao Projeto já mostrou que ali não tem nenhum ingênuo. Dessa forma, perceberam que a próxima disputa se dará na esfera da opinião pública nacional, bem como no tapetão da Justiça.

E estão bastante adiantados a ocupar esses espaços, como ficou evidente ao entregarem à Ministra do meio Ambiente uma lista de “entidades” contrárias ao Complexo Intermodal, composta em sua maioria de entidades de fora da região (leia aqui), e conseguir transformar isso em notícia. Tratam de fazer uma coalizão por todo o país de organizações, entidades, etc., a fim de ganhar a opinião pública nacional, via Rede Globo. Ao mesmo tempo, tratam de abrir espaço no Ministério do Meio Ambiente para futuras interpelações, jurídicas inclusive, no intuito de estagnar ou interromper o processo.

A tentativa é impor de cima para baixo, esmagando o interesse fartamente manifestado de toda a região, a derrocada do Projeto, e com ele a esperança das pessoas por dias melhores. Dessa forma, se o grupo favorável ao Complexo Intermodal não se mover rápido para oferecer a devida resistência, pode ser surpreendido com uma derrota inesperada.

A derrota da Esperança.

Um comentário:

  1. Enquanto essa turma briga por migalhas os amibentalistas oportuistas detonam Ilhéus junto com a Rede Globo e com os empresários safados.

    ResponderExcluir

Comente aqui