Pesquisar

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fogo Amigo

Tem um pequeno, embora barulhento, grupo de pessoas em Ilhéus que não quer a vinda do Complexo Intermodal. Tem lá suas razões, das quais discordo, mas respeito. Perderam o debate regional e perderam qualquer chance de apoio concreto na região.

Trataram de lutar em outras trincheiras: justiça, opinião pública nacional, parlamento Federal.

Mas talvez recebam uma ajuda de onde menos se espera: do próprio Governo Federal.

Com efeito, o principal planejador do Complexo Intermodal é também um dos que contribui, com trapalhadas dignas de um Pastelão, para que o Projeto não saia do Papel.

Pois uma parte relevante do Projeto, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), cuja licitação foi anunciada com toda a pompa pelo Governador e pelo Próprio Presidente Lula, insiste em voltar para ser re-feita, com recorrentes erros de direito e de forma (leia aqui).

Talvez já fosse o caso de a ferrovia já estar sendo colocada no chão, andando o Projeto, mostrando que não haverá danos dramáticos ao meio ambiente, tampouco às comunidades.

Mas a pressa em fazer um evento presidencial, e do Governador em melhorar sua imagem no Sul da Bahia, que está muito justamente arranhada haja vista os parcos lapsos de atenção que esta região recebeu do Palácio de Ondina, atropelou todo o processo, deixando-o eivado de erros que, muito bem preparados com seu batalhão de advogados, os contrários ao Projeto não deixam passar.

Já dizia a minha avó que a pressa é inimiga da perfeição. E já dizia meu avô que se pode confiar mais nos inimigos - de quem sabemos o que esperar - do que nos amigos, que podem nos surpreender a qualquer momento.

Ilhéus quer o Projeto, a Bahia quer o Projeto, o Brasil quer o Projeto. Já estão blindados contra os torpedos vindos do lado dos que são contra. Mas não há como se defender das bobagens feitas pelo próprio grupo.

Não há blindagem para o Fogo Amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui