Pesquisar

terça-feira, 18 de maio de 2010

Maradona 94

Eu tenho muito respeito pela conquista da Seleção Brasileira de 1994. Ao contrário de muitos, eu não acho que aquela seleção era feita de “cabeças de bagre”. Não acho que Dunga tenha sido perna de pau. Pelo contrário. Era um dos melhores desarmadores e dono de um dos melhores passes que eu já vi. Aquela seleção tinha Jorginho e Leonardo (depois Branco) nas laterais. Jorginho era espetacular. Leonardo e Branco eram excelentes. Tinha uma defesa bem compacta e o melhor goleiro que o Brasil já teve, Tafarel, na época em grande fase. E tinha Bebeto. E tinha Romário, que dispensa comentários.

A derrota de 1990 é que pesava nos ombros daqueles jogadores. Principalmente de Dunga. Mas eles resistiram bem à pressão e conquistaram o título com méritos. Apesar de não ser um futebol vistoso nem brilhante, estava entre o que de melhor havia no mundo naquela Copa. Pelo menos depois que Maradona foi afastado por uso de substância proibida.

Porque, sinceramente, se Maradona permanecesse jogando, dificilmente alguém pararia aquela Argentina.

Para quem duvida, e aprecia o bom futebol (mas tem que ter espírito esportivo!), segue um excelente exemplo.

Aliás, alguns. Todos de 1993/1994. Para se ter uma ideia do que esperava os adversários da Argentina naquele ano. Com Maradona na Copa, a Argentina Sapecou 4 a 0 na Grécia, e bateu a Nigéria por 2 a 1. Sem ele, perdeu para a Bulgária por 2 a 0, passando às oitavas de final em terceiro de seu grupo, mas sendo novamente derrotada pela Romênia por 3 a 2.

Notem que não se mostra apenas três ou quatro “momentos mágicos” de cada partida, como se costuma fazer às vezes, dando uma impressão errônea de certos jogadores e de certas equipes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui