Pesquisar

domingo, 30 de maio de 2010

O Ocaso dos Meninos

Que lindo era de se ver os Meninos da Vila. Eu também fiquei maravilhado com as jogadas impressionantes de Ganso e com a habilidade estupenda de Neymar. Entendi que eles sobraram no campeonato paulista, dando de sobra o que todo mundo mais gosta de ver: a qualidade técnica, o Belo do futebol.

Mas Dunga não convocou Neymar. E Ganso, apenas para uma reserva dos reservas, de improvável utilidade. E muita gente achou que Dunga era coerente, enquanto outros acharam que ele era um estúpido.

Eu, por mim, achei que Dunga desconfiava da efemeridade dos Meninos da Vila.

Os Meninos que levaram 4 do Corinthians hoje.

Os Meninos da Vila já não estão mais encantando a todos com tanta freqüência. E isso nos permite ver deficiências que ficavam escondidas. O Santos, sem o imponderável desequilíbrio proporcionado por seus Meninos, não é um time forte.

Aí reside uma convicção que eu, muito particularmente, mantenho há muitos anos, apesar de sempre me por alvo de pilhérias e desconfianças.

É triste reconhecer, mas o fato é que não é possível se suportar na vistosidade para se vencer no Futebol. E a busca pela Vitória é o corolário de qualquer Esporte. É precisamente para vencer que os esportistas se esmeram.

Claro que ter Neymar e Ganso, na forma que os dois estavam nos meses de Fevereiro, Março e Abril, é bom para qualquer equipe. Seria tolice discordar disso, a se ver o impressionante massacre que os Meninos proporcionaram a todos os adversários.

Mas ocorre que, infelizmente, essa fase excelente costuma ser muito curta. Exceções de gênios como Maradona, Zico, Zidane. Infelizmente não há jogadores com essa qualidade brotando todos os dias. Nem na Argentina, nem no Brasil, nem na França, nem em qualquer lugar do Planeta.

Quem vir as últimas partidas de Neymar e Ganso, por exemplo, constata facilmente que eles não estão mais desmontando os adversários. Nesse sentido, caso os Meninos continuem caindo de produção como nas últimas partidas, é forçoso reconhecer que Dunga tinha razão.

E o Santos, outrora imbatível, agora mostra-se um time com uma defesa frágil, coisa que ficava escondida com o poderio, agora bastante minado, de seu ataque. No caso, muito provável a se ver a evolução dos Meninos, de o ataque não voltar a funcionar como antes, o Santos de imbatível cai para mero coadjuvante do campeonato brasileiro.

Equipes como o Corinthians e o São Paulo, apesar de, neste 2010, jamais terem mostrado a vistosidade dos Meninos, parecem muito mais preparadas para caminhar consistentemente no decorrer do certame.

O Santos destruiu tudo o que encontrou pela frente no campeonato Paulista e provavelmente vai vencer a Copa do Brasil, já que (muito infeliz e dolorosamente tenho que reconhecer) o Vitória não deve opor resistência suficiente. Dois títulos, resultantes de 3 meses e meio de genialidade. Mas o decorrer da temporada promete ser bem mais difícil para o Peixe, que cometeu o erro estratégico de apostar na encantadora Beleza do futebol dos Meninos da Vila.

Porque a beleza é efêmera, já dizem os poetas. E os esportistas não vivem de beleza.

Vivem de Vitórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui