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Pastor Maldonado e sua vitória Histórica |
Já lá se vão 42 anos desde que Frank Williams decidiu montar uma equipe de corridas. Mas foi a partir de 1977 que a associação com Patrick Head se formou e fez surgir a equipe Williams de Fórmula 1, com sede em Grove, na Inglaterra.
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Patrick Nève guiou o primeiro Williams em corridas de Fórmula 1 |
Naquele ano os resultados foram muito fracos, e o seu único piloto, o belga Patrick Nève, sequer conseguiu marcar pontos no campeonato, embora tenha conseguido terminar em sétimo o GP da Itália, em Monza.
Frank, porém, era insistente. E sua teimosia deu frutos rápido. Três anos depois, em 1980, depois de vencer uma disputa duríssima contra Nelson Piquet e seu Brabham, Williams comemora seu primeiro mundial de pilotos e de construtores. Naquele ano a dupla era formada por Alan Jones, o campeão, e Carlos Reuteman, o terceiro colocado.
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Alan Jones foi o primeiro campeão guiando um carro Williams |
Apesar de muito jovem, a equipe repetiria o feito na conturbada temporada de 1982 (11 vencedores em 16 corridas, acidentes espetaculares que registraram duas mortes, Gilles Villeneuve e Ricardo Palleti, além do fim prematuro da carreira de Didier Pironi), quando trouxe o finlandês Keke Rosberg que pilotava para a Fittipaldi para fazê-lo campeão mundial.
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Keke Rosberg vence o campeonato em 1982 com a Williams |
Naquele momento a equipe começou a dura e inevitável transição para os motores Turbo, época em que a Mclarem se torna praticamente imbatível. A equipe Williams aposta no talento de um jovem patrício, o inglês Nigel Mansell, e nos motores japoneses da Honda. Mas apenas quando trouxe, a preço de ouro, a experiência do então bi-campeão mundial Nelson Piquet é que os resultados começam a surgir. Em 1986 a equipe domina a temporada, mas o campeonato acaba sendo conquistado de forma espetacular pela Mclarem e seu piloto: um francês baixinho e narigudo chamado Alain Prost percebeu a oportunidade com a briga interna entre os dois pilotos da Williams e não a deixou escapar.
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Em 1986 Piquet e Mansell duelaram, e a Williams perdeu o título |
A casa foi posta em ordem apenas em 1987, quando Piquet controlou Nigel Mansell durante toda a temporada e acaba vencendo o terceiro campeonato para a Williams, e para si mesmo, depois de sobreviver com sequelas a um grave acidente na curva Tamburello em Imola.
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Em 1987 Piquet e sua Williams não deram chances à concorrência |
A partir de 1988 a equipe iniciou um duro processo de migração para os motores aspirados, agora em parceria com a Renault, já que os Turbo seriam banidos. Ao mesmo tempo, prosseguiu com o desenvolvimento de um sistema computadorizado de controle da altura do carro, chamado de Suspensão Ativa. Os resultados custaram a aparecer mas, em 1992, a equipe domina amplamente a temporada fazendo chegar a Nigel Mansell seu primeiro e único título.
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Mansell guiou o espetacular Williams e venceu o campeonato em 1992 |
A superioridade da Williams com sua suspensão ativa tornou a equipe o sonho dourado de todos os pilotos na época. Ayrton Senna declarou que correria pela equipe "de graça". Mas Frank não optou por Senna, e também esnobou seu campeão, deixando Mansell sem emprego. Para 1993 a Williams fecha contrato com Alain Prost e dá ao francês o equipamento que ele precisava para conquistar seu quarto título mundial, apesar da forte oposição de Ayrton Senna, além das peripécias de um novato alemão muito talentoso chamado Michael Schumacher.
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Em 1993 Alain Prost controla Senna e é campeão com a Williams |
A chance de Ayrton Senna e Frank Williams trabalharem juntos aparece apenas em 1994, mas a parceria acaba tragicamente na curva Tamburello, naquela história que todos conhecem. A equipe promove Damon Hill a piloto principal, e candidato ao título mundial, mas Michael Schumacher frustra sucessivamente seus planos. Apenas em 1996, numa briga interna contra o estreante Jacques Villeneuve, Damon conquista seu título mundial, em mais uma dobradinha da Williams.
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Damon Hill, campeão pela Williams em 1996 |
A equipe, em parceria com a Renault, ainda dominaria a Fórmula 1 por mais um ano. Em 1997 o quase estreante Jacques Villeneuve consegue superar a Ferrari de Michael Schumacher para se tornar o sétimo e último piloto da equipe a ser campeão mundial.
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1997: Jacques Villeneuve se torna o último campeão da Williams |
Foram sete campeões diferentes em vinte anos. Destes sete, apenas dois deles foram para a equipe já com outras conquistas no currículo.
E desde então a equipe viveu um período de resultados cada vez mais magros e escassos. Os campeonatos desapareceram desde 1997 e as vitórias desde 2004. Em 2011 a equipe fez sua pior temporada, marcando apenas 5 pontos, não conseguindo mais do que a nona posição em nenhuma das etapas (em 1977, ano de estréia, apesar de não marcar pontos, conseguiu uma sétima colocação).
Parecia que o fim estava próximo. Até 2012 começar. Agora a velha parceria com a Renault foi reeditada, e os resultados já começaram a surgir com Bruno Senna nas primeiras corridas. Mas a cereja do leite só veio ontem. Depois de sete anos na fila, finalmente aconteceu. E no aniversário do velho Frank, agora com 70 anos de idade, o dobro do que tinha quando começara em 1977. O sorriso tímido no rosto magro se abriu novamente, e uma Williams volta a vencer na Fórmula 1 desde o GP do Brasil de 2004.
É por isso que a vitória de Pastor Maldonado é tão importante. Bom ver a Venezuela se juntar aos países com pilotos vencedores. Bom ver o quinto vencedor diferente em cinco corridas. Boas novidades nesta Fórmula 1 de 2012. Mas a melhor novidade não é novidade nenhuma. Apenas um reencontro.
Bom te rever, Williams.
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