Pesquisar

sábado, 5 de maio de 2012

Está chegando a Hora!

Faltam exatas 24 horas para  o início da decisão do Campeonato Baiano de Futebol de 2012. Mais uma vez, e por muito pouco (Feirense e Vitória da Conquista ficaram bem perto de mudar isso) as cores de Vitória e Bahia se enfrentam na final.
Vitória e Bahia se enfrentam em mais uma decisão
Mas desta vez não há muitos motivos para otimismo por parte dos torcedores rubro-negros. É que, ao contrário do que se tornou rotina nos últimos anos, desta vez não são as cores vermelha e preta que detém o favoritismo. Não somos os melhores. Tudo indica que, depois de mais de uma década aguardando, este será finalmente o ano do tricolor.

Este blog já vaticina isso há muitos meses (leia aqui): o Bahia hoje possui uma estrutura técnica e financeira muito superior à do Vitória. O orçamento do "esquadrão" é muito maior do que o dos rubro-negros, e foi muito mais bem administrado.

Como resultado, o Bahia fez uma campanha muito melhor na fase de classificação, e superou o Vitória em todos os critérios possíveis neste campeonato (exceto confrontos diretos). É forçoso reconhecer que o Bahia é favorito. Favoritismo que deve se confirmar já mesmo no jogo de ida, que será no Barradão, a casa do Vitória.

O Barradão receberá os torcedores no primeiro jogo da grande final

Claro que tudo pode acontecer. Obviamente talvez as previsões não se confirmem, e aconteça uma surpresa (tomara!). Entretanto, tudo parece muito difícil para a equipe Rubro-Negra.

Bela torcedora Rubro-Negra
Bela torcedora Tricolor
Amanhã, e por mais uma semana, o Estado da Bahia vai se dividir. Metade rubro-negra, metade tricolor. Isso é bom e é bonito. É o Esporte.

Vale brincar, comemorar, chorar as mágoas da derrota, reclamar da arbitragem, zoar do outro.

Vale tudo isso, desde que valha a beleza das torcidas e, principalmente, a paz.

Quando se trata de Esporte, para mim é comum se subverter aquela frase famosa e simplesmente não se desejar que vença o melhor. Nesta final eu efetivamente não desejo que vença o melhor, já que, ao que parece, meu preferido não é o melhor. Desejo que vença o Vitória. Melhor ou não.

Mas acima de tudo o desejo de todos deve ser que vença a paz. Desejemos juntos que os gols e a festa das torcidas sejam as únicas manchetes que restarão da disputa.

Bom Ba-Vi a todos. Rubro-negros e tricolores.

3 comentários:

  1. Sei não! Sou tricolor doente, mas decisão é decisão!

    Se os cartolas que dirigem o futebol baiano e paulista fossem sérios, os dois estados já teriam conhecido os campeões de 2102: o Bahia e o Corinthians. E veja que este último nem vai disputar a final!

    Não tem lógica tabelas que apresentam possibilidades de uma equipe que colocou 9 pontos na frente do segundo colocado ir para uma final e perder!

    Em São Paulo a vítima foi o Corinthians, 1º que perdeu a vaga para o 8º.

    Num dos campeonatos brasileiros dos anos 80, o fRamengo foi "campeão" assim. Na última rodada era o 10º; tinha que vencer seu jogo e dependia de uma série de outros resultados para entrar como 8º. Entrou! Ganhou do São Paulo (1º) que tinha 16 pontos a mais e acabou sendo declarado "campeão", mesmo com o melhor desempenho de muitas outras equipes.

    Mas, concordo com você. Deve dar Bahia.

    ResponderExcluir
  2. Ento amanhã você pode ser duplamente campeão. Do lado de cá
    jogaremos contra o dinossauro http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2012/05/achei-ex-selecao-brasileira-warley-vira-idolo-e-artilheiro-na-paraiba.html

    Abraços campinenses

    ResponderExcluir
  3. Com que então são ótimas as notícias da Raposa de Campina Grande! Pelo menos meu time rubro-negro, lá da terra que me acolheu está fazendo bonito!
    "Salve a gloriosa Raposa!"

    ResponderExcluir

Comente aqui