Hoje a FIA vai decidir pela legalidade ou não dos difusores, atendendo recurso impetrado por algumas equipes. As que, naturalmente, ainda não possuem um.
Porque as informações dão conta de que Ferrari, Mclarem e BMW estariam com os seus em produção.
Mas o que são, afinal, esses benditos difusores?
Na figura acima dá prá ver o detalhe. Apeça é uma placa metálica em forma de "V" (no caso da Brawn). O interessante dela é que o fluxo do ar quando o carro está em movimento gera uma força para baixo, normalmente referida como "Pressão Aerodinâmica". Essa força aumenta o "peso" sobre as rodas e, em consequência, o atrito destas com o asfalto. O resultado é que a parte traseira do carro fica mais "grudada" no chão, principalmente nas curvas.
O dispositivo seria uma inocente solução aerodinâmica, mas causa muita discussão porque o regulamento para essa temporada da Fórmula 1 tentava justamente o contrário.
É fácil notar como as asas traseiras dos carros ficaram menores neste ano do que nos anos anteriores. O motivo é exatamente a pressão aerodinâmica: asas menores, pressão menor (bem menor, a pressão é proporcional ao quadrado da asa. Assim, uma asa que tenha metade do tamanho gera 1/4 de pressão). Simples assim.
No caso das equipes que optaram pelo difusor, uma parte da perda de pressão aerodinâmica proporcionada pela redução das asas acabou sendo compensada pelos difusores. As equipes Toyota e Williams usaram soluções semelhantes. Mas a solução da Brawn é mais radical, como se pode ver na figura abaixo, que ilustra esquematicamente a parte traseira de alguns carros.
Notem que Ferrari e Renault possuem uma estrutura "reta", enquanto Williams e Brawn usam estruturas metálicas que aumentam a pressão aerodinâmica. No caso da Toyota a solução foi incluir um difusor um pouco acima da altura máxima permitida para a carenagem, usando o fato de que a polêmica peça pertenceria à estrutura de suporte da asa traseira.
A peça da Brawn é duplamente polêmica, porque às razões acima citadas acrescenta o fato de que desvia o ar num nível muito próximo do solo, o que aumenta a turbulência atrás do carro e, assim, dificulta manobras de aproximação e ultrapassagem dos adversários. Ter mais ultrapassagens era um dos objetivos almejados pelas mudanças do regulamento.
Decidir se o difusor é legal ou não vai depender da interpretação da FIA. Por um lado, não há nada no regulamento que efetivamente proíba o uso de tal peça. Mas por outro lado, ele claramente afronta o objetivo que motivou as mudanças de regulamento desse ano, que é reduzir a pressão aerodinâmica dos carros.
De um lado a lei, do outro o espírito da lei.
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