Pesquisar

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sinais Contraditórios

Temos uma certa dificuldade em separar os fatos das conjecturas. E também temos uma grande facilidade de acreditar nas notícias de que gostamos mais, porque queremos ouvir boas notícias. Por isso acreditamos que o problema do aeroporto seria resolvido, ou que a reforma da ponte seria entregue o prazo (e foram tantos "novos" prazos), só prá citar alguns exemplos.

Para saber separar as conjecturas, que são meras possibilidades ainda por se confirmar, de fatos, que dão conta de uma informação concreta e verdadeira, temos que agir racionalmente e com ceticismo. Vamos ver um exemplo interessante, e desde já me perdoem os que não gostam de ouvir notícia ruim, bem como os que publicaram a conjectura que ainda não mostrou fundamento prático. Estou apenas agindo com o rigor da razão.

Há uma postagem no Blog da Professora Carmelita que mostra os resultados de uma reunião entre membros do PT de Ilhéus com representantes do governo do estado. O texto pode ser lido em http://professoracarmelita.blogspot.com/2009/04/reunioes-em-salvador-foram-muito.html. As notícias que estão ali são excelentes: "Governo da Bahia está cada dia mais dedicado a implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul", "duplicação da rodovia Jorge Amado está decidida e já em estudos de viabilidade", "governo da Bahia pretende pedir ao Governo Federal a Federalização da UESC".

Apesar de auspiciosas, é importante observar que não há nenhuma garantia de que essas coisas de fato se tornarão realidade, senão a promessa feita por algumas pessoas. E isso não é suficiente para garantir que as informações noticiadas se tornarão verdadeiras. Não passam de conjecturas.

Por outro lado, no site do Rabat há uma informação a respeito da assinatura, pelo presidente Lula, do decreto "que complementa regulamentação das zonas de processamento de exportação (ZPEs) ". A notícia pode ser lida em http://www.r2cpress.com.br/node/6678.

Note que essa informação, ao contrário da notícia do Blog da Professora Carmelita, não diz respeito a promessas, e sim a um documento oficial da República, que pode ser consultado e verificado a qualquer tempo.

Infelizmente, porém, a informação também dá conta de que uma comissão irá "analisar 15 pedidos de instalação que foram já apresentados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)". Entre os municípios que solicitaram a instalação (a lista está disponível), infelizmente, não está o município de Ilhéus. Portanto, até onde se pode observar, Ilhéus NÃO TERÁ uma ZPE.

Claro que a situação pode mudar, mas é exatamente assim nesse momento.

O interessante é ver que, quando analisadas à luz da razão, as notícias se revelam sólidas como as rochas ou fluidas como os gases. Infelizmente, em Ilhéus as previsões ruins costumam se mostrar muito sólidas enquanto as boas se revelam simples fumaça.

4 comentários:

  1. Caro Degas, a ZPE de Ilhéus é a unica que já existe, inclusive com terreno.

    ResponderExcluir
  2. Degas, parabéns pelo Blog.
    Realmente no jornal A Tarde de ontem (05/04) saiu uma reportagem sobre a ZPE de Ilhéus e a mesma foi aprovada por Sarney em 1989 e já tem terreno liberado pela prefeitura. Ocorre que para a implantação efetiva falta a infraestrutura, leia-se porto, estrada, ferrovia....

    ResponderExcluir
  3. Degas:

    Apesar de nunca ter sido de fato implantada, a ZPE de Ilhéus foi criada pelo Decreto número 97.703 de 28.04.1989, publicado no Diário Oficial da União de 02.03.1989, p. 6.666/67.
    Portanto, breve fará 20 anos.

    Carlos Mascarenhas

    ResponderExcluir
  4. ERRATA:

    O Decreto foi publicado em 02.05.1989.

    Carlos Mascarenhas

    ResponderExcluir

Comente aqui