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sexta-feira, 3 de abril de 2009

Minha primeira postagem a sério, afinal. Hoje surgem as primeiras notícias do resultado da última inspeção da ANAC no aeroporto de Ilhéus.

No site R2CPress hoje foi divulgado que o Deputado Veloso se irritou com os primeiros dados que ele conseguiu obter, ainda em "off", sobre o relatório da ANAC. A notícia completa pode ser vista em http://www.r2cpress.com.br/node/6644. A notícia dá conta do fato de que AS RESTRIÇÕES DO AEROPORTO NÃO SERÃO SUSPENSAS. Ou o aeroporto cai para categoria 2, e não pode operar aeronaves AirBus A319 e Boeing 737, ou fica em categoria 3 com operação sem instrumentos.

Não consigo entender uma série de coisas, e tenho algumas perguntas que não são respondidas:
a) Se o aeroporto tem problemas de visibilidade, porque não se estuda a instalação de instrumentos de aproximação mais sofisticados, como o ILS e o VOR/DME? Porque nem a Infraero, nem a ANAC, nem o governo do estado jamais colocou essa alternativa à vista?
2) Se o aeroporto passou a operar com restrições por causa dos obstáculos, porque as restrições permanecem mesmo depois que os obstáculos foram retirados?

Jamais acusaria quem quer que seja de má fé ou de descomprometimento ético sem provas. Portanto não é esse o caso. Mas infelizmente eu não consigo encontrar uma resposta satisfatória para isso.

Um comentário:

  1. Infelizmente, caro Degas, está faltando na verdade alguem que dê um "murro na mesa". Ou seja, falta-nos liderança política com voz altiva. Falta experiência e representatividade em nossa classe política. Como está, a ANAC vai nos empurrar com a barriga até quando quiser. Já escrevi sobre isso em muitas ocasiões. Em 2003 publiquei um artigo cobrando a instalação dos instrumentos de aproximação, mas aquilo era apenas um artigo...

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