Pesquisar

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Porto Sul e Sensatez

Esse negócio do Complexo Intermodal (vulgarmente referenciado por muitos como "Porto Sul") desperta muitas paixões políticas e ideológicas.

De um lado ouço os que demonizam o projeto, "porque a Bahia Mineração tem um histórico de práticas criminosas", ou porque "a Lagoa Encantada vai ser inteiramente poluída".

Do outro lado ouço os que divinizam o projeto, como "última esperança da região" ou "próximo vetor de desenvolvimento da região sul da Bahia"

Eu, muito modestamente, proponho a todos que ouçam a voz da razão.

Por exemplo, aos que são contra, que procurem se informar se há, de fato, um crime ambiental na iminência de ser cometido. Eu procurei, no projeto, e não vi nada a respeito. Também vale questionar porque o IBAMA não foi acionado ainda, já que há tantos crimes ambientais em vias de serem perpetrados. Da mesma forma, ainda não vi entidades respaldadas como o Greenpeace se pronunciando a respeito.

E que não julguem o mérito do projeto pelos que são a favor dele. Primeiro, porque, conforme o uso de um mínimo de retórica permite ver, atacar o argumentador não atinge o argumento. Segundo, porque até o momento os principais ícones que se posicionam contra o projeto são donos de resorts e pousadas, que nunca se importaram com o meio-ambiente quando abriam campos de golfe, construiam prédios, e até mesmo, segundo autuação recente do IBAMA, despejam esgoto na lagoa encantada (leiam mais em http://aborduna.blogspot.com/2009/04/mascara-caiu.html).

O fato de um cidadão poluir a Lagoa Encantada não significa que ele não possa ter razão em alguns de seus argumentos. O fato de ser a Bahia Mineração também.

Mas o fato é que na prática, até o momento, nenhum dos que se posicionam a favor do projeto cometeram crime ambiental contra a Lagoa Encantada. Já entre os que são contra o projeto há indiciamento criminal a respeito.

Por outro lado, os que são a favor do Complexo Intermodal precisam deixar bem claro que o projeto terá, sim, impacto ambiental. E discutir com a sociedade a respeito do projeto, os impactos que surgirão, as formas como estes impactos serão contornados ou compensados e, naturalmente, as garantias de que essas medidas de proteção ambiental serão efetivamente levadas a cabo.

Nesse sentido parabenizo o pessoal do Blog Agravo Ilheense (http://www.agravo.com.br/) que mostrou-se muito racional a respeito, na postagem "Acordar para a realidade custa muito.". De fato, é necessário discutir, é necessário se apresentar argumentos, preocupações, vantagens e desvantagens de cada lado. E nos informar sobre isso é o que todos precisamos fazer para que opinemos com conhecimento de causa, e não à mercê de paixões e ideologias.

Pessoalmente acho que o Complexo Intermodal é um projeto muito interessante, embora precise ser discutido e amadurecido com a sociedade. Temo mais pela sua inércia, já que até agora não há nada de concreto nessa direção, senão promessas e "protocolos de intenções" (seja lá o que for isso), do que pelos "danos irreparáveis ao meio-ambiente", que até agora não vi.

Só discordo quando "Agravo" critica a postura anônima de alguns blogs - suponho que estava se referindo ao "Sarrafo" (http://www.sarrafonamadrugada.blogspot.com/). Em minha opinião "Sarrafo" às vezes exagera nas suas colocações, mas defendo-lhe o anonimato se assim o deseja, porque o anonimato, principalmente de quem se propõe a denunciar, é uma prerrogativa necessária - e que bom que na Internet isso é possível. Defendo o "Sarrafo" continuar anônimo, embora discorde muitas vezes do que lá leio.

Que venha, pois, o Complexo Intermodal. Mas cuidemos que venha somar, e não subtrair o patrimônio ambiental, cultural, econômico e social da região.

Um comentário:

  1. AS VEZES É MELHOR FICAR NO ANONIMATO E DENUCIAR AS COISAS QUE QUEREMOS OUVIR E VER, DO QUE MOSTRAR A CARA NOS BLOGS E NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, E COM ISTO PRESSIONAR OS GOVERNANTES, VEREADORES, DEPUTADOS E ETC, PARA RECEBER UM POR FORA PARA FALAR E MOSTRAR O QUE NÃO QUEREMOS OUVIR E VER. GOSTEI DO DO VC FALOU DEGAS, AS VEZES PRECISAMOS FICAR NO ANONIMATO. PARABENS SARRAFO. PAULO DE TARSO

    ResponderExcluir

Comente aqui