Pesquisar

terça-feira, 19 de maio de 2009

CPI da Petrobrás

É interessante a celeuma que vem causando essa CPI da Petrobrás.

De um lado o Governo Federal, que alega ser uma manipulação grosseira da Oposição, eles que já tentaram privatizá-la no passado, com o objetivo de enfraquecer a Petrobrás como empresa estatal e, por conseguinte, enfraquecer o próprio Governo Federal.

Do outro lado a Oposição, que alega serem escandalosas as denúncias contra a Empresa, e que o Povo Brasileiro merece um esclarecimento a respeito.

E no meio ficamos nós. Com dúvidas razoáveis a respeito de quem tem razão e quem não tem.

Pessoalmente acho que é fácil entender quem tem razão: todos.

De fato o governo tem razão em suas acusações contra a oposição. Basta ver as CPI's totalmente vazias como a dos Bingos, das Escutas Telefônicas, etc., além das denúncias vazias como o dinheiro de Cuba e a suposta tramóia da ministra Dilma com o consórcio Gol-Varig. Revendo esses fatos dá prá entender que a oposição não tem maiores escrúpulos em (tentar) manipular informações, principalmente usando a imprensa, com o objetivo de atingir o governo. Também é verdade que o PSDB/PFL (hoje DEM) privatizaram, quando foram Governo, todas as empresas que conseguiram, e partiram numa real ofensiva nesta direção contra a Petrobrás - tentando mudar o nome da Empresa para PetrobraX e assim destruir sua identificação como empresa pública que é referida pelo sufixo bras). O próximo passo era fácil de adivinhar (em tempo: é uma falácia dizer que "só foram privatizadas empresas que davam prejuízo". Telebrás, CSN e Vale do Rio Doce, por exemplo, sempre foram empresas lucrativas ao longo de sua história como empresas públicas).

E de fato há, também, denúncias muito complexas contra a empresa que precisam ser rigorosamente apuradas. Não especificamente a manobra contábil que foi denunciada a princípio. Mas há irregularidades que são apontadas em licitações e em contratos de publicidade e pagamento de fornecedores. E, de fato, se somos todos nós, os brasileiros, os verdadeiros donos da empresa, precisamos, sim, de esclarecimento. Todos os que forem necessários.

Dessa forma, em minha opinião, de tudo e com tudo, e já que governo e oposição tem razão em suas alegações, que se investigue. Pode ser via CPI, mas pode ser via ministério público com o auxílio da polícia federal. Porque merecemos ter a informação mais exata, mais abrangente, mais esclarecedora.

É como se diz: Informação que abunda não prejudica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui