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sábado, 30 de maio de 2009

O aeroporto e a TRIP

De fato as pessoas são, como diz Francis Bacon, mais propensas a acreditar nas notícias boas e agradáveis. Gostamos, evidentemente, de notícias auspisciosas. Daí somos menos exigentes com as evidências que as sustentam.

Quando a ANAC começou a apresentar as sucessivas restrições ao aeroporto, as pessoas sempre preferiam acreditar nas perspectivas mais favoráveis: “isso está sendo resolvido”, “há pessoas que estão resolvendo o problema”. Basta lembrar um pouco: desde 2007, quantas vezes lemos a manchete “Aeroporto finalmente liberado” ou coisa parecida?

Recentemente a TV Santa Cruz mostrou a notícia de que “o aeroporto finalmente voltou a operar vôos noturnos”. Uma notícia, no mínimo, equivocada.

Quando a ANAC impôs restrições de operação ao aeroporto, e as restrições exigem que a operação por instrumentos seja alternada para operação visual desde uma distância considerável da pista (3000 metros), o pouso passou a ser feito sem auxílio de instrumentos.

Ocorre que, para aeronaves de médio porte, como as da TAM e da Gol (Airbus A319 e Boeing 737-400), as seguradoras não aceitam essas condições. E pousar ou decolar um avião sem a cobertura de uma apólice está fora de cogitação.

Por isso TAM e Gol se desinteressaram em operar vôos noturnos no aeroporto de Ilhéus.

O caso da TRIP é diferente, porque a empresa opera com aeronaves de porte menor (ATR-72). As velocidades de aproximação e pouso são menores, aumentando a flexibilidade dos limites impostos pela ANAC e pelas seguradoras.

Apenas por essa razão o aeroporto voltou a receber vôos noturnos. Não houve nenhuma revogação das restrições da ANAC. O Sr. Gilberto Antunes, num belo exemplo de racionalismo cético, já havia explicado isso no site do Rabat (leia aqui).

Não se que esteja menosprezando a TRIP como empresa, nem negando a importância que o início de suas operações tem para a cidade de Ilhéus e a região. Longe disso. É muito importante restabelecer a “ponte aérea” entre Ilhéus e a capital do estado, permitindo às pessoas irem e voltarem no mesmo dia. Também é muito importante ligar Ilhéus a cidades como Vitória, no Espírito Santo. Tudo isso permitirá a capitalização de muitos resultados importantes, sem dúvidas.

Não é ruim a vinda da TRIP. É apenas muito pouco.

A bem dizer, e lembrando as condições em que já operou o aeroporto de Ilhéus no passado, é uma verdadeira esmola.

Mas dadas a atual situação da cidade, do aeroporto e da região, o que dá prá dizer em troca?

Deus lhe pague.

2 comentários:

  1. Prezado,
    Álvaro Degas.

    A algum tempo, venho acompanhando seus comentários no site r2cpress, muito coerente seus comentários, interessantes,como dizer você é um bom comentarista, as vezes radical, isso é normal, pois também sou radical até comigo mesmo!

    Meu caro Degas:Sei que vc está somente dando uma pequena volta de moto com seu amado filho, mas pelo amor de Deus, não faça essa loucura de andar de moto de sandália, sem capacete, com seu filho na frente junto ao guidon.Sou um velho motoqueiro a mais de 45 anos e já fiz muitas besteiras em minha mocidade de motociclista. Possuo uma Honda CBC 450 ano 1085,que não sai da garagem.Fiquei deveramente preocupado quando vi sua foto de moto.Sua rua ou condominio pode ser tranquila, mas tudo pode acontecer em fração de segundos,não custa nada, colocar seu capacete e também o capacete em seu filho.Melhor prevenir , do que remediar!

    abs,
    Melck Rabelo

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  2. Alo Melk.
    Agradeço comentário e a preocupação.

    Mas não se preocupe: eu e minha filha na verdade não estamos nos movendo. Foi só um pequeno truque para fazer a fotografia.

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