Pesquisar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Série Aberturas: 2001 a Space Odissey

O filme é um dos exercícios tipicos da mente de Stanley Kubrick. Precisei assistir muitas vezes prá entender as mensagens, e a cada vez que assisto leio coisas diferentes ali. Desde a sutil menção à IBM quando criaram o computador HAL (IBM são as letras posteriores a HAL, respectivamente) até a incrível viagem pela mente (talvez do próprio Kubrick) no final do filme, quando finalmente aportam a nave.

Já no início, o filme dá as caras com uma cena de uma tribo pré-histórica em que eles descobrem a possibilidade de usar, não necessariamente de maneira construtiva, ferramentas. Depois segue com o misterioso Monolito Negro, que está numa das luas de Júpiter, e que dá suporte ao enredo. A abertura aparece logo depois da descoberta dos Pré-Históricos. A música tema, "Assim Falava Zaratustra" cai como uma luva na proposta do filme. Espetacular.



Infelizmente 2001 passou, e em breve chegaremos a 2010 (o segundo filme da série), sem que as maravilhas tecnológicas vistas no filme se realizassem. Acho que nossa geração decepcionou um pouco as gerações anteriores. Ou então tivemos que nos preocupar com outras coisas. O filme, porém, é altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui