Pesquisar

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Debater o Porto Sul

Tenho visto muita propaganda, contra e a favor, do projeto Porto Sul. Muita frase de efeito, teatralização, deboche, ideologia inconseqüente. Pouco argumento. Mas finalmente, desde a apresentação do Projeto por parte do Governo do Estado, tenho encontrado algumas pessoas que de fato estão dispostos a debater o assunto. Com o devido respeito, já que suas colocações foram públicas (estão no site do Rabat), tomo a liberdade de reproduzí-las aqui e propor esse como um (entre tantos possíveis) espaços para o Debate.

Num texto, que foi publicado aqui e no site do Rabat, eu questionei se o projeto realmente geraria favelização, conforme haviam acusado. Eu sinceramente não tinha visto como. Dois comentaristas apontaram, cada um a seu modo, os motivos, da forma que reproduzo abaixo:

"Acredito no debate.....esse é necessario e a sociedade deve se concientizar que esse projeto nao tem só pontos negativos para os que estão contra....engano puro....temos uma cidade que se quer pode resolver os problemas que existem ....os empregos que tanto se fala sobará pouco para os que aqui estão....as favelas que surgirão...é uma questão de tempo....se tudo que dizem realmente vier trará milhares de pessoas interessadas.....se tudo que dizem que vem pra cá fosse resolver todos os problemas de emprego...sao paulo e outros grandes centros nao teriam desempregados.....e mais, todos que falam em debate inclusive esse blog,comenta como se fosse uma coisa certa e liquida e que precisamos acertar as compensações...Eu particularmente penso que esse projeto me cheira a campanha de VALDERICO....no inicio flores e depois só espinhos......OS BRASILEIROS E AQUI MAIS FORTE , AS PESSOAS TEM O DOM DE ACREDITAR EM HISTORIAS BONITAS...TÁ NO SANGUE....DEPOIS, AI...frederico"


"Com a obra, muitas famílias virão, à cata do trabalho temporário. À medida que a coisa se materializa, iniciam-se os cortes dessa mão-de-obra, que permanecerá no município.Com a favelização maior, mais narcotráfico e, por conseguinte, mais violência.Não se trata de ser contra, apenas. Racionalmente, ao invés de acelerarmos, precisamos resolver os problemas estruturais primeiro, e não, potencializar esses problemas.Não há falta de aço; estamos a 40% de nossa capacidade siderúrgica. Mas, há falta de serviços públicos em tudo que é lugar; há uma queda forte de arrecadação; há um surto de incompetência administrativa, corrupção e roubalheira jamais imaginado. Justiça, chega a ser algo utópico. Tudo isso, junto, não nos dá confiança no governo. Se a imprensa e o povo não se sincronizarem, a solução será difícil.Abs, uaquim"

Inicialmente devo agradecer a ambos por me mostrar uma visão que eu mesmo não tinha. De fato, há um grande risco de o projeto aumentar a quantidade de pessoas desempregadas ou sub-empregadas na região, a longo prazo.

Eu poderia resumir o argumento da seguinte maneira: abre-se uma grande frente de trabalho, pessoas de fora se deslocam para a região em busca de oportunidades de emprego mas, depois que as obras se encerrarem essas pessoas não serão absorvidas, passando a engrossar o plantel de pobres e miseráveis da região.

Acho que esse é um problema que precisa ser discutido mesmo. O Projeto do Porto Sul precisa mostrar as respostas para essas demandas; nesse ínterim eu teria uma sugestão: pode-se promover pessoas da região para ocupar as vagas de trabalho. Dando prioridade a essas pessoas, dotando-as de capacitação e selecionando-as para os empregos, poder-se-á reduzir (ou mesmo zerar, a se ver os números e o planejamento do projeto) a demanda por trabalhadores de fora para a execução das obras de infra-estrutura necessárias.

Dessa forma podemos conduzir o projeto Porto Sul fazendo com que ele só gere impacto positivo na população de excluídos da região, aumentando a oferta de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui