Pesquisar

sábado, 16 de maio de 2009

Cinema e Arte

Como falar dos diversos tipos de personalidade que existem? Como descrever as características que existem em todos os seres humanos e que os diferem uns dos outros? Como apresentar diferentes perfis, para que vejamos a nós mesmos num caleidoscópio das múltiplas faces que as pessoas podem possuir, e nós também?

Os cientistas, pobres coitados, rabiscam toneladas de papel. Mas, escravos do rigor, não avançam muito. Os artistas, intelecto livre, podem trabalhar melhor.

Cinema não é Arte. Cinema é um excelente entretenimento. Mas alguns gênios fazem, do Cinema, Arte.

Aqui eu ofereço a voces o início do filme "Le Bal" (O Baile) do genial cineasta francês Ettore Scola. No filme não há um único diálogo. Afinal, muitas vezes a comunicação é mais efetiva quando não há palavras. Com certeza voces se verão refeltidos em muitos dos personagens. Eu me vejo, desengonçado e sem jeito, no último dos homens que entram no Salão. Mas também em muitos outros, a depender das circunstâncias.

Aqui os personagens são apresentados.



Enquando aqui podemos conhecê-los melhor, já que as os pares de contradança se estabelecem e cada personagem mostra a si mesmo. Notem a genialidade do cineasta, que descreve as características pessoais de todos usando a dança e a música como metáfora. As relações humanas também são discutidas, explorando a crueldade, os enganos, a intolerância, a arrogância, a timidez, a humildade e tantos outros aspectos.



Finalmente, não poderia deixar de mencionar, a trilha sonora do filme é algo de uma beleza à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui