Pesquisar

sábado, 18 de julho de 2009

Esclarecendo a gravidade

O blog "Sarrafo na Madrugada" faz parte de minhas leituras (quase) diárias. Tenho um enorme respeito pelo "Sarrafo", e já o defendi publicamente algumas vezes. Faz parte dos links de leitura sobre Ilhéus e região que eu recomendo (não reciprocamente, diga-se de passagem).

O que não me impede de, democraticamente, discordar de muitas coisas que há ali.

Recentemente o "Sarrafo" republicou uma postagem em que ele dá a entender (pelo menos a mim) que os problemas do aeroporto são transitórios, e que "Nosso Aeroporto não vai acabar, os horários noturnos não eram para atender aos passageiros e sim adequar suas linhas. As empresas de informática, tem experts em logística, que saberão contornar este problema com certa facilidade. Que venham novas empresas, precisamos de competitividade e não de monopólio.". Leia aqui a postagem competa.

Em primeiro lugar eu manifesto minha concordância. De fato, acho muito difícil o aeroporto acabar. Isso não deve acontecer. Porque ainda serão mantidos alguns vôos regionais como os da TRIP (e outras empresas como a Passaredo), ligando Ilhéus a Salvador e alguma outra cidade do sudeste. Mais ou menos da maneira que opera hoje o aeroporto de Vitória da Conquista.

O atual aeroporto de Conquista, porque segundo promessa do governador do estado, "a cidade de Vitória da Conquista regozija a notícia de que o município ganhará um novo aeroporto. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner. Ele confirmou que o novo aeroporto vai custar R$ 100 milhões de reais" (leiam aqui). Ou seja, o cenário - não de todo improvável - dá conta de um aeroporto novo, custando 100 milhões de reais, em Vitória da Conquista e absolutamente nenhum investimento no aeroporto de Ilhéus.

O sucateamento do aeroporto de Ilhéus mais a construção do novo aeroporto de Conquista vai inverter o fluxo de passageiros, que antes saíam de lá para embarcar aqui. Nós é que teremos que ir para Conquista se quisermos embarcar por empresas grandes.

E de novo concordo com o Blog "Sarrafo" quando ele diz que as empresas de informática vão encontrar soluções. De fato, encontram. Estão indo para Minas Gerais (leiam aqui) e deixando um saldo de, por enquanto, 550 desempregados na cidade (leiam aqui).

O que não concordo com o "Sarrafo" é que, frente a essas informações, não há como manter uma postura apática. O que está acontecendo com Ilhéus, e no caso particular, com seu aeroporto, é muito grave.

Porque o futuro, a serem mantidas as atuais tendências, é ver o Jorge Amado reduzido a um mero aeródromo, com parcos vôos operados por empresas regionais em aviões pequenos, e toda a estrutura industrial e turística que um dia existiu ao seu redor inteiramente desmontada.

Combativo como é, estranha-me um pouco que o "Sarrafo" não se engage na luta para cobrar das autoridades a instalação urgente de instrumentos que permitam nosso aeroporto operar normalmente.

Talvez o "Sarrafo" tenha um entendimento melhor, e mais tranquilizador.

Tomara.

Um comentário:

  1. Caro Degas.
    Você precisa entender que esse blogueiro que asina Sarrafo na Madrugada" não tem nenhum compromiso com Ilhéus. Ele está preocupado apenas em defender o PT.
    O governador da Bahia só faz sacanear Ilhéus. Todo mundo está vendo: mentiras, promessas, e nada! Mas tem quem o defenda.
    Mesmo defendendo o indefensável.

    ResponderExcluir

Comente aqui