Pesquisar

domingo, 12 de julho de 2009

Uma boa idéia

Tá lá no site Pimenta na Muqueca uma sugestão interessante: que a ferrovia oeste-leste seja também usada para transporte de passageiros.

Leia aqui a sugestão num comentário assinado por "UABI".

Não sei se há impedimentos técnicos a respeito. Acho que não. Mas de fato, um trem de passageiros ligando, num agradável passeio pelas serras e pelas matas, as cidades de Jequié, Guanambi e Luís Eduardo Magalhães (entre outras) a Ilhéus, traria pelo menos duas grandes vantagens.

Primeiro, diminuiria o tráfego nas estradas que ligam essas cidades, reduzindo o custo de manutenção das rodovias e a quantidade de acidentes (o transporte ferroviário é muito mais seguro que o transporte rodoviário).

Segundo, fortaleceria o turismo, pois as passagens de trem são muito mais baratas que as passagens de ônibus. Note que o dinheiro que o turista não investe na aquisição da passagem pode ser gasto com seu próprio lazer nas cidades de Ilhéus e Itacaré (entre outras), aumentando a arrecadação dos empresários (gerando emprego e renda) e dos municípios. Também é importante ressaltar que o turista que vem de trem não pode trazer toda a sua infra-estrutura de fora (como fazem os que viajam de carro), sendo portanto fortes candidatos a consumir produtos e serviços em Ilhéus. Mais arrecadação, mais emprego e renda.

Todos esses resultados seriam ainda melhores se a viagem dos passageiros pudesse começar no Centro Oeste: seriam mais turistas, mais estradas preservadas, mais oportunidades.

Essa sugestão já foi posta em prática na Ferrovia Vitória-Minas. Uma viagem muito agradável e barata entre Belo Horizonte e Vitória, que ajudou a fortalecer o turismo na capital capixaba. Vejam vídeos e um documentário sobre a viagem aqui. Para se ter uma idéia, o preço da passagem pode ficar em R$43,00 para cobrir o percurso de 660 km. De ônibus (pelo site da Itapemirim), não sai por menos de R$77,00.

Por tudo e com tudo a ferrovia é um elemento estrategicamente interessante, e pode tornar-se ainda melhor. Um vetor de desenvolvimento para essa região, com múltiplas faces. Imprescindível a uma cidade em vias de entrar em colapso econômico.

Tomara que aconteça.

Um comentário:

  1. Vai acontecer, Degas!

    Só os malucos e os que tem interesses pessoais podem ser contra esse projeto.

    Tem gente dizendo que o aeroporto não vai sair. O Governo do estado deveria processar essas pessoas por calúnia. O Porto, o Aeroporto e a Ferrovia vão sair, sim.

    E Ilhéus vai estar em pleno desenvolvimento de novo.

    Os ecologistas de ocasião vão ter que "engolir" essa vitória da Ilhéus!

    Paulo.

    ResponderExcluir

Comente aqui