Pesquisar

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Elogiar e Criticar

O clima de insatisfação contra o prefeito Newton Lima é, hoje, já comparável ao que viveu o seu antecessor, o notável desastre administrativo que atende pelo nome de Valderico Reis.

Há um grupo de pessoas, entre blogueiros, políticos, jornalistas e editores de sites de notícias, que entram no discurso do “eu avisei”.

De fato, avisaram.

Eu já declarei que Newton Lima não seria eleito, fosse apenas minha vontade a decisiva no pleito. Mas o foi, pela vontade da maioria da cidade (e de novo a turma do “eu avisei” faz questão de lembrar que as pessoas defenestraram Valderico para eleger seu vice). Isso precisa ser considerado como um dado importante, tanto pelo respeito que devemos continuar tendo pelo mandatário legítimo, quanto pela lição que, se for o caso, se prestará – mais uma vez – aos eleitores de Ilhéus.

Ocorre, porém, que a atuação do prefeito Newton Lima, que é digna de críticas como as que eu mesmo já fiz (leia aqui), também precisa ser reconhecida pelas suas qualidades.

É fato que, mesmo com a evidente dificuldade financeira que a prefeitura está vivendo, há heróicas obras nas áreas de lazer e transporte que, mesmo pequenas, merecem ser reconhecidas. A prefeitura reformulou parte do trânsito da cidade, e tentou soluções para melhorar o tráfego na área central. As medidas incluíam uma mudança no trajeto ao redor da Praça Cairú e o uso da Avenida Soares Lopes para o tráfego de ônibus. Não obstante, a própria comunidade ilheense se encarregou de renegar o trabalho, sem sequer se permitir experimentar as sugestões. E o trânsito permaneceu tão caótico quanto sempre esteve.

Recentemente o prefeito esteve em Brasília, (leia aqui) militando pela solução de problemas como a delimitação das terras indígenas em Olivença, além de colher informações sobre o andamento das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão determinadas para Ilhéus, bem como de pendências que precisam ser solucionadas para que nenhuma obra sofra problemas de continuidade. Além disso, envidou esforços para conseguir o re-equipamento da guarda municipal e também de viabilizar o acesso ao Porto do Malhado durante a temporada dos transatlânticos.

Todas essas demandas são estratégicas para o município, e é muito importante que o prefeito milite junto aos quadros mais elevados da política estadual e nacional advogando os interesses da cidade que ele dirige. Isso não pode ser alvo senão de elogios.

Há os que, como o “Sarrafo”, consideram a medida inócua em função da baixa representatividade política dos aliados do prefeito. Mas eventuais erros de estratégia na consolidação de alianças, e a conseqüente falta de resultado dos pleitos do prefeito não desmerecem seus esforços.

A administração do prefeito Newton Lima está aquém dos anseios e do merecimento das pessoas de Ilhéus. Há uma série de equívocos que precisam ser apontados e criticados, na tentativa de rumar a administração para os destinos desejáveis.

Mas não se pode previamente considerar inválidas e equivocadas todas as ações deste governo. Se há o que criticar, também há o que elogiar.

Não é mais o tempo de Valderico Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui