Pesquisar

sábado, 22 de agosto de 2009

Pitaquinhos F1: GP da Europa

Amanhã será disputado o GP da Europa de Fórmula 1, direto de Valencia - Espanha, circuito que fica nas ruas de uma marina. A partir dos treinos classificatórios algumas coisas se tornaram evidentes.


1. Luca Badoer não sabe exatamente o que está fazendo ali. E o pior: não sabe como fazer. O seu desempenho foi aquém que todas as expectativas.

Não adianta usar a desculpa de falta de conhecimento do carro porque Jaime Alguersuari e Romain Grosjean também não conheciam os seus respectivos equipamentos (Alguersuari estreou na Hungria) e tiveram desempenho muito superior ao de Badoer. Com certeza falta ritmo de corrida ao italiano, ao contrário de Romain e Jaime que estavam disputando corridas nos últimos meses.

Mas ainda assim é injustificável uma Ferrari ficar, em último lugar, a 1,5 segundos de uma Toro Rosso. Talvez Luca nem devesse disputar o GP. Pode se tornar uma ameaça ambulante aos demais.

2. Romain Grosjean andou muito bem. Tanto que, inclusive, colocou um indício a mais nas suspeitas (suspeitas ou convicções?) a respeito da capacidade de Nélson Piquet (o júnior) pois, apesar de nunca ter guiado consistentemente esse carro da Renault, mostrou desempenho relativamente próximo ao de Fernando Alonso.

Claro que Grosjean não vai andar na frente de Alonso. Até porque o espanhol é o primeiro piloto, e recebe as atenções principais da equipe. Alonso é, também, o melhor piloto do mundo na atualidade. Ocorre, porém, que nas mesmas condições que Piquet, e com muito menos tempo para conhecer o equipamento, Romain já andou mais perto de Alonso do que Nelsinho normalmente conseguia fazer, durante mais de um ano e meio de tentativas.

3. Foi engraçado ver Felipe Massa acertar o pole position sem estar em contato direto com o ambiente, palpitando do Brasil. Evidentemente Felipe possui conhecimentos privilegiados. Mas com certeza ele teve sorte.

4. Para a corrida de amanhã eu aposto em Lewis Hamilton. Porque Heikki Kovalainen não vai incomodar, que ele não é louco. Rubens Barrichello, estando quase 10 quilos mais pesado, poderá parar algumas voltas depois de Lewis. Mas o inglês é rápido e, com seu colega de equipe como escudeiro, deverá conseguir uma vantagem suficiente para não perder a posição. Não há a mínima esperança para Rubens de ganhar alguma posição dos Mclarem na largada porque os dois carros possuem o sistema KERS, permitindo-os partir como foguetes. Rubens sairá em terceiro, e terá que comboiar os dois carros prateados. Isso se os seus pneus não se deteriorarem - coisa que vem acontecendo frequentemente com o carro da Brawn quando a equipe opta por mandá-lo à pista com muito peso.

5. Espera-se boas corridas dos dois pilotos da Red Bull, principalmente Sebastien Vettel. Mark Webber está com muito peso, depende de um pouco de sorte para sua estratégia funcionar. Além desses, Niko Rosberg e Nick Heidfeld, também muito pesados, podem se dar bem, a depender das circunstâncias da corrida.

6. Interessante vai ser assistir à corrida de Jenson Button, que precisará correr com inteligência, mirando em seus adversários diretos na luta pelo campeonato, que são os pilotos da Red Bull. Jenson precisará se manter muito perto de Vettel, já que Webber não deverá ser um grande problema, saindo 4 posições atrás. Só que, além disso, Button também terá que atuar com perfeição, e no instante preciso. É que Sebastien Vettel tem 6 quilos a menos de combustível, e isso deve dar a Button uma ou duas voltas a mais. Terá que ser rápido para estar muito perto de Sebastien, e na hora exata ainda precisará ser perfeito para ganhar a posição dos boxes.

Apesar de ser num circuito que não possibilita ultrapassagens - deverão ser raras - deverá ser interessante o Grande Prêmio da Europa amanhã. Pessoalmente vou fazer uma apostinha: 1o Hamilton, 2o Barrichello 3o Kovalainen. Temo que Rubens não vá corresponder às minhas expectativas.

Amanhã se verá.

Um comentário:

Comente aqui